Luz nas plantas de interior
A luz é essencial para todas as plantas, seja de interior ou de exterior. As plantas dependem principalmente da luz que lhes chega, por isso anteriormente dissemos que a escolha das plantas de interior deve ser feita em relação ao local onde se vai colocar e a luminosidade do mesmo. Felizmente há plantas para todo o tipo de apartamentos, isto porque existem certas plantas que podem ser cultivadas com muito pouca luz. Falamos das samambaias, certas palmeiras, as Begonia Rex e muitas outras.
Para os apartamentos com muito sol, é conveniente orientar a escolha para as plantas suculentas (cactos ou plantas de cores misturadas, como os crotos e as dracenas). Não te esqueças de proteger as tuas plantas da luz directa do sol com filtros, como cortinas, já que a luz directa do sol é muito perigosa para a folhagem de quase todas as plantas de interior. Portanto, é conveniente e necessário escolher correctamente a localização da planta em função das suas necessidades, para assegurarmos um óptimo crescimento e aparência da mesma.
Orientação para sul
Com esta orientação, as plantas estão expostas à luz directa do sol durante todo o dia. É a orientação ideal para tipos de plantas que requerem de luz directa, com os cactos ou as plantas suculentas. Não te esqueças que apesar de requererem de luz directa, é conveniente que estejam protegidas com algum tipo de filtro nos meses de Verão.
Orientação para este
Orientadas para este, as plantas recebem sol matutino e muita luz indirecta o resto do dia. As plantas de luz viva desfrutarão desta orientação todo o ano.
Orientação para oeste
Orientadas para oeste, as plantas recebem o sol da tarde e muita luz indirecta pela manhã. O sol é mais forte e mais quente do que para este. Esta orientação é adequada para as plantas que toleram um par de horas de sol por dia, como as Yucas.
Orientação para norte
Para o norte, as plantas recebem muita lu indirecta no Verão, mas a intensidade da luz é muito baixa no Inverno. As plantas que preferem a luz indirecta estarão perfeitas. Apesar das plantas que precisam de um pouco mais de luz conseguirem-se adaptar no Verão, iriam precisar de mais luz no Inverno.