O que são plantas briófitas ou plantas não vasculares
Por regra geral, as plantas briófitas ou plantas não vasculares são plantas pequenas que podemos encontrar em ambientes e ecossistemas muito variados. E é que podemos encontrar plantas desse tipo em selvas, desertos, ao nível do mar, em costas altíssimas, a sua vida estará sempre intimamente relacionado com a água no estado líquido.
As briófitas são plantas crptógamas, sem flores e com uma reprodução por esporas. Nos seus órgãos femininos (arquegónios) está contida a célula feminina (ossfera). Paralelamente se desenvolve o órgão masculino (anterídio).
A sua característica principal é que são plantas sem vasos condutores, nem frutos nem flores. Estamos diante os primeiros vegetais que o Paleozóico assegurou o passo da vida terrestre, devido à versatilidade geográfica deste tipo de plantas.
Encontramos cerca de 20000 espécies. Dentro delas encontramos os musgos, os antóceros e as hepáticas.
Os musgos são plantas não vasculares que crescem em grande variedade de condições. Apesar de estarem sempre em solos húmidos. Com cerca de 13000 espécies em todo o planeta, os musgos são o grupo mais numeroso e diverso de plantas briófitas.
As plantas plantas briófitas são plantas simples, sem vasos condutores, nem flores nem frutos. Ao inibir a erosão do solo e promover a retenção da humidade do mesmo, podemos encontrar musgo entre os primeiros organismo que colonizam as rochas. Ao crescer sobre as rochas, modificam a sua superfície formando um substrato onde se podem agarrar outros tipos de plantas.
Os antóceros são um grupo de plantas essenciais para a evolução das plantas. O gametófito é de estrutura simples e os seus traços são primitivos. Conhecem-se aproximadamente 100 espécies de antóceros em todo o planeta.
As hepáticas são plantas não vasculares que se encontram em locais húmidos. Mostram um caule revestido de rizóides que lhes serve para fixar e absorver alimento. Apesar de não apresentar vasos condutores, mas sim células muito especializadas. Há plantas hepáticas talosas.