Como plantar e cultivar alecrim.
Aprenda como plantar alecrim para cultivar no seu jardim e ter disponível o ano inteiro.
Saber como plantar alecrim para ter sempre disponível ramos frescos da planta é uma boa ideia.
Vamos aqui explicar tudo o que deve saber para plantar e cultivar alecrim no seu jardim ou num vaso. Primeiramente convém lembrar que o alecrim é uma planta perene que pode ultrapassar os 2 metros de altura, dependendo da variedade. No entanto, demora muito para alcançar essa altura. A variedade anã de alecrim alcança cerca de 50 cm de altura no máximo, o que a torna perfeita para cultivo em vasos. É considerada uma erva aromática e as folhas e os ramos são muito utilizados para temperos, assim como para fins medicinais e até mesmo para a produção um óleo essencial usado no fabrico de alguns produtos de higiene e beleza. O alecrim é também muito utilizado em jardins como planta ornamental, existindo cultivares de flores com cores diversas, desde brancas a tonalidades de rosa, azul ou violeta.
Em geral o alecrim não é difícil de cultivar e, uma vez enraizado, esse arbusto perene durará por vários anos. Há diversas variedades de alecrim, cada variedade possui propriedades levemente diferentes. Algumas variedades crescem bem altos e espalhados, enquanto outras tendem a alastrar. Caso plante alecrim em vaso, saiba que essa é uma solução ideal para regiões com climas muito frios, visto que poderá colocar o vaso dentro de casa durante o inverno. Embora o alecrim possa suportar pequenas geadas, ele não pode suportar geadas grandes ou temperaturas muito baixas.
Clima ideal para plantar alecrim
O alecrim é uma planta bastante resistente, mas que prefere clima subtropical, todavia ele pode ser cultivado em diversas condições de clima e temperatura. Dependendo da variedade e das condições de desenvolvimento, ele pode ou não suportar invernos frios, as plantas maiores e mais desenvolvidas tendem a ser mais resistentes do que plantas pequenas e jovens. O alecrim geralmente consegue suportar o sol e o vento, o que faz dele uma planta ideal para beira-mar. Contudo, cresce muito melhor protegido do vento. Deve ter em conta que o alecrim para crescer saudável precisa receber luz solar direta pelo menos por algumas horas ao dia.
Solo ideal para cultivo de alecrim
O alecrim dá-se bem em diversos tipos de solo, mas gosta mais de solos bem drenados e leves. Trata-se de uma planta cresce melhor em solos calcários de pH neutro ou pH levemente alcalino (pH 7 a 7,8), mas que é bastante tolerante quanto ao nível de pH e ao tipo de solo. Deve ter em conta que o alecrim terá mais aroma e sabor se for cultivado em solos pobres em nutrientes, e que não retenha muito a água.
Cuidados com as regas
Para manter a planta saudável e que se desenvolva bem, deverá regar com frequência para que o solo seja mantido ligeiramente húmido enquanto as plantas são jovens. Assim que as plantas se encontrem já bem desenvolvidas, a frequência de irrigação pode ser muito mais alargada, permitindo que o solo seque superficialmente entre as regas. O alecrim é resistente a curtos períodos de seca, mas deverá ter cuidado porque dificilmente recupera de um período de seca exagerado. Mas deverá ter muito cuidado para não encharcar o solo porque esta planta também não os tolera bem.
Como plantar alecrim
O alecrim pode ser plantado com mudas, por estaquia ou semeado a partir de sementes. As sementes podem ser semeadas em sementeiras, pequenos vasos e outros recipientes. Quando fizer a opção entre plantar ou semear, deverá ter em consideração que a germinação das sementes pode demorar bastante e as plantas podem levar até três anos para se tornarem completamente desenvolvidas. Para agilizar esse processo é recomendado que opte por mudas da planta. As mudas de alecrim são transplantadas quando têm de 15 a 20 cm de altura.
Se optar por fazer o plantio por estaquia, dever fazer cortando ramos saudáveis com cerca de 15 cm de comprimento. Plante esses ramos em vasos, colocando depois em local bem iluminado, mas que não recebam luz solar directa. O solo dos vasos convém ser mantido bem húmido até que os ramos ganhem raízes, sendo que esse processo pode demorar entre 3 e 5 semanas. Quando tenham raízes, as mudas devem ser colocadas em sitio que permita receber luz solar directa.
O ideal é que as mudas sejam transplantadas para o local definitivo cerca de um ano depois nas zonas onde o inverno é frio, mas podem ser transplantadas cerca de um ou dois meses após o enraizamento das mudas em zonas com clima de inverno ameno. Contudo deve ter atenção que no primeiro ano de vida as plantas não devem ficar expostas a temperaturas muito baixas.
Quando plantar diversos pés de alecrim juntos, deve respeitar um espaçamento entre as plantas de cerca de 80 cm, mas esse valor varia de acordo com a espécie e as condições de cultivo.
O alecrim não precisa de estaca, trata-se de uma planta com porte e hastes robustas.
Colheita do alecrim
A colheita dos ramos de de alecrim para o comum uso doméstico pode começar a ser feito após de 90 dias do plantio da planta. Porém, o ideal é que a colheita seja feita apenas a partir do segundo ou terceiro ano de cultivo, retirando-se no máximo metade dos ramos para não prejudicar a saúde e desenvolvimento da planta. Devemos recordar que o alecrim é uma planta perene e pode produzir de forma vigorosa por um período superior a dez anos.
Se fizer poucas colheitas de ramos, embora a poda não seja completamente necessária para a saúde da planta, é recomendado recortar alguns centímetros dos galhos antes da primavera para manter o formato da planta e controlar o crescimento, a poda ajuda também a que a planta aporte mais vigor aos ramos novos que tendem a surgir na primevera. Se quiser conservar a sua colheita ao longo do ano, pode congelar ou desidratar os ramos colhidos.
Recomendamos que leia também:
Como plantar e cultivar gengibre
Como plantar e cultivar batata-doce.
Como plantar abóbora na sua horta.