Como plantar e cultivar batata-doce.

Como semear batata-doce em casa ou na horta, dicas de cultivo de batata doce!

385

O cultivo da batata-doce é muito simples e geralmente se forem tomados os devidos cuidados de plantação, os resultados são muito favoráveis.

Trata-se de uma planta perene que tem sido cultivada há milhares de anos. É uma planta trepadeira cujos ramos podem chegar a atingir os 6 metros, sendo que cada pé consegue produzir geralmente entre 5 a 10 raízes de armazenamento, sendo estas raízes tuberosas doces e ricas em amido, o produto que se pretende obter da plantação.

A batata doce pode ser consumida cozida ou assadas em diversos tipos de receitas. Algumas pessoas não sabem, mas a verdade é que as folhas e as pontas dos ramos também podem ser consumidas cozidas ou refogadas, sento elas muito nutritivas em comparação com outras verduras.

Existe uma grande variedade de batata-doce, podem ser de raízes tuberosas mais arredondadas ou mais compridas, de menor ou maior tamanho, mesmo na cor interna podendo ser branca, creme, laranja ou roxa e a externa podendo ser de vários tons de creme, amarelo, rosa ou roxo. Além da forma e da cor, existe também variações no sabor, com variedades mais ou menos doces.

Clima para plantar batata doce

A batata-doce é uma variedade de tubérculo que cresce melhor em clima tropical ou subtropical, o ideal é que tenha temperaturas acima de 20°C, sendo que a temperatura ideal para o cultivo situa-se entre 24°C e 26°C. Também em zonas com temperaturas mais baixas a batata-doce pode ser cultivada em estufas, porém o produto obtido é de menor dimensão.

Luminosidade

A batata-doce é um vegetal que precisa de bastante luz, a luminosidade é importante para ela crescer bem, com pelo menos algumas horas de luz solar direta diariamente.

Solo ideal para plantar batata doce

Procure sempre plantar a batata-doce em solo que seja bem drenado, sem pedras e outros detritos, fértil e rico em matéria orgânica. A batata doce cresce melhor em solos com pH entre 5,5 e 6,5, mas a realidade é que esta é uma planta bastante tolerante quanto ao solo, devendo-se evitar apenas solos pedregosos, solos sujeitos a muita água que não drenem bem e também solos compactados que dificultam a propagação das raízes.

Rega da batata doce

A batata doce não é uma planta que precisa de muita água, contudo procure irrigar o solo de forma a manter alguma humidade constante, mas sem que fique encharcado, elas não se dão nada bem em solos demasiado húmidos.

Plantio da batata-doce

Para plantar batata-doce tem diversas opções possíveis, poderá cultivar batata doce com plantio a partir de ramas destacadas de plantas adultas, ou a partir das próprias batatas-doces brotadas ou a partir das suas sementes.

Quem já tem plantas de batata-doce na horta e vive em regiões tropicais ou subtropicais, o método que mais utilizam é o plantio das ramas que aproveitam de outras plantas adultas mais vigorosas, com oito a dez entrenós (cada entrenó tem uma folha, portanto cada rama deve ter de 8 a 10 folhas já bem desenvolvidas). Deverá ter o cuidado de enterrar quase metade da rama, ficando a outra metade exposta fora da terra. As ramas de batata doce enraízam muito facilmente nos solos húmidos e drenados.

Por outro lado existe a opção de plantar utilizando as batatas-doces que enraizaram , sendo geralmente mais utilizada esta opção nas zonas onde o inverno é frio e as plantas não sobrevivem ao inverno, e por pessoas que estão iniciando as suas plantações e não possuem ramas para o plantio.

Por norma usam-se batatas doces pequenas para o plantio, que se enterram a cerca de 5 cm de profundidade. Há quem deixe as batatas-doces num recipiente parcialmente cobertas com água para brotarem antes do plantio. Uma boa forma de aumentar a quantidade de mudas é fazer o plantio das batatas e esperar que as ramas atinjam de 30 a 50 cm, quando são cortadas na base e plantadas no local definitivo conforme descrito anteriormente.

Outra opção é usar sementes, mas deve ter em conta que plantar batata doce por meio de sementes é bastante mais demorado, mas também dá bons resultados. Deve começar por plantar as sementes em pequenos vasos, ou em saquinhos de plástico próprios para mudas e faça a transplantação quando as mudas atingem de 10 a 15 cm de altura.

Tratos no cultivo de batata doce:

Fazer a limpeza das plantas invasoras presentes na plantação é importante apenas no início do cultivo, poderá ajudar a produção se mantiver a zona de cultivo livre de ervas, mas não é essencial ao cultivo. Apesar de poder ser uma planta trepadeira, o cultivo geralmente é rasteiro, mas não precisa de cuidados de orientação.

Desde que se planta a batata doce até à sua colheita pode demorar cerca de 3 meses a 4 meses.
A colheita deve ser planeada por teste, se notar que os topos das plantas estão a  escurecer, deve fazer os possíveis para agilizar a colheita.

Colheita da batata doce

A colheita pode ocorrer de 100 dias a mais de 180 dias após o plantio, dependendo da cultivar utilizada, da forma de plantio e das condições de cultivo. Em regiões de clima tropical ou subtropical as raízes tuberosas podem permanecer na terra até o momento em que se tornam necessárias, já que a planta é perene. Em clima mais frio, a colheita precisa ocorrer antes da chegada das baixas temperaturas de inverno.

Após a colheita

Após ser apanhada da terra a batata doce, deve deixa-la secar um pouco para aliviar a humidade da terra que a casca da batata absorveu. Depois é só armazenar em local escuro e sem humidade, sem lavar, deve lavar apenas no momento em que as vai cozinhar.

O consumo da batata doce tem estado em constante crescimento, por esse motivo pode ser considerada uma boa posta por parte dos agricultores. A relação produtividade/rentabilidade da batata doce é significativa e muito superior a outros tubérculos. Plantar batata doce pode ser um projeto viável para uma candidatura de sucesso ao PDR-2020.

você pode gostar também