Bonsai Ficus Carica

478

O bonsai Ficus Carica é uma espécie de Ficus que produz figos comestíveis. A figueira comum é apenas uma das cerca de 700 espécies que compõem o género Ficus. O Ficus Carica tem a sua origem na Itália (centro e sul), assim como Grécia, o Próxima Oriente e o noroeste da Índia.

As suas grandes folhas de tacto bastante rugoso são recortadas em três ou cinco lóbulos. As flores, bastante pouco notáveis, dão origem a frutos verdes e violetas, de sabor agradável, inclusive nos bonsais, se os pássaros o permitirem. Ainda possível, não é muito frequente nos bonsais, devido ao grande tamanho das suas folhas, que se reduzem durante o percurso dos anos e dos desfolhamentos parciais em Junho e Julho.

O bonsai Ficus Carica é uma árvore de fácil cultivo e cuidado. O seu crescimento é rápido e necessita de estar exposto ao sol. É um bonsai que tolera as correntes de ar. Tolera a alta de humidade, apesar de se crer que é mais saudável nas zonas de humidade ligeira. Não suporta as geladas, mas é capaz de suportar temperaturas de inclusive 5 graus negativos.

Cuidados do Bonsai Ficus Carica

Este tipo de Ficus requer de regas sem excessos, para evitar as grandes folhas. Prefere uma humidade ligeira, pelo que é recomendável reduzir as regas no Inverno. Os replantes se devem ser feitos na Primavera. Para este bonsai em particular, o substrato deve ser drenante com o fim de evitar o estancamento da água ao nível das raízes o que provocaria a sua perda.

Para evitar as grandes folhas, é preferível não dar-lhe fertilizante nitrogenado na Primavera e preferir uma fertilização equilibrada 10-10-10 desde Junho até à queda das folhas. Para reduzir as folhas, é necessário um desfolhamento até meados de Junho dará excelentes resultados. Com o passar dos anos, o mesmo fará pequenas folhas. De resto, conforme a ramificação seja firme ou não, a árvore terá mais gomos para alimentar pelo que as folhas diminuirão de tamanho.

você pode gostar também