Bonsai Olivo

344

O Bonsai Olivo é uma árvore de tamanho médio, capaz de alcançar os 90 cm de altura. No Inverno assume uma coloração verde. Trata-se de uma planta sempre verde, que mantém as suas folhas durante todo o ano. O Bonsai Olivo tem um desenvolvimento em arbusto. O ponto fraco do Olivo em bonsai é a sua baixa tolerância ao frio. O problema reside em que este produz raízes muito finas que não são capazes de suportar uma gelada prolongada. As folhas podem aguentar temperaturas entre os 6 e os 8ºC. Por isso, nas regiões mais frios é aconselhável acolchoar o solo. Devemos colocar o Olivo num lugar luminoso, onde chegue a luz directa.

Cuidados do Bonsai Olivo:

É um bonsai capaz de tolerar o tempo caloroso e seco, tal como ventos quentes ou frios. Apresenta um crescimento lento, ainda que vigorosamente. Durante os meses de Verão devemos nutrir o nosso bonsai adicionando fertilizante específico a cada 20 a 25 dias. Neste período do ano, o fertilizante deve ser rico em nitrogénio e potássio, para favorecer o desenvolvimento da florescência da nova vegetação.

Controla frequentemente o manto do bonsai, para evitar que fique demasiado seco durante períodos prolongados de tempo. Rega regularmente, mas não frequentemente, a cada 10 ou 11 dias, com 2 ou 3 copos de água (lembra-te se são medidas variáveis), deixando que o terreno permanecesse seco pelo menos dois dias antes de repetir a rega. Durante a rega é aconselhável evitar os excessos, apesar de ser necessário molhar bem o terreno.

Os replantes são realizados na Primavera, retirando 1/3 das raízes e eliminando as velhas folhas. Podes replantar a cada 2 ou 3 anos. Fertiliza com adubo orgânico de decomposição lenta. Outro aspecto importante consiste em adicionar oligoelementos, pelo menos uma vez por ano. Podemos utilizar um fertilizante completo com oligoelementos, ou os oligoelementos mesmos em forma de difusão lenta.

você pode gostar também