Bonsai Ficus Retusa

552

O bonsai Ficus Retusa é uma das árvores mais corrente no bonsai. O Ficus apresenta folhas alternas de aspecto ceroso. O distinguimos da Figueira benjamim graças às suas folhas mais espessas. A sua cor é castanha escura com marcas branca. O caule desta árvore provoca o derrame de látex branco. Atenção, pois é ligeiramente tóxico. Uma ligeira limpeza sobre as feridas favorecerá a coagulação do látex.

A origem do bonsai Ficus Retusa é tropical, pelo que aparte dessas zonas, pode viver em lugares de clima privilegiado, protegido de geladas e de ventos dessecantes. É uma árvore de cuidados fáceis, de crescimento rápido e que necessita de luz. É um bonsai que não suporta bem as mudanças. Este é um mal que afecta muitos Ficus.

Além disso devemos considerar que não é raro ver um Ficus a ficar gravemente ferido depois de uma mudança. Devem ser evitadas as correntes de ar e preferir os ambientes húmidos. A sua temperatura ideal oscila entre os 15 e os 35 graus centígrados, apesar de ser capaz de suportar temperaturas desde dos 0 até aos 45.

Cuidados do bonsai Ficus Retusa

Entre cada rega devemos deixar secar o manto. Mais vale regar um pouco de menos do que regar demais. Um excesso de água pode matar a planta ou causar danos irreparáveis. Borrife a folhagem e o tronco todos os dias, preferencialmente pela manhã ou pela tarde.

Podemos replantar um Ficus desde que este esteja saudável. O ideal para fazer este tipo de operaçoes é a Primavera, com o fim que goze com as melhores condições de iluminação e de temperatura. O bonsai Ficus Retusa é bastante exigente enquanto a temperatura e a luminosidade espera até finais de Primavera para assegurar uma maior força de agarre das raízes.

você pode gostar também