Como cultivar couve de bruxelas na horta

Como plantar couve-de-bruxelas na sua horta!

577

Aprenda como plantar e cultivar couve de bruxelas na sua horta.

A couve de bruxelas, é uma verdura que lembra pequenos repolhos e por isso, também é chamada de repolhinho.

Ela tem a particularidade de crescer ao longo do talo da planta, que na época da colheita fica totalmente coberto pelos pequenos repolhos. Na cozinha a couve de bruxelas é usada de várias maneiras, e é principalmente recomendada como acompanhamento para carnes. Também pode ser usada no preparo de sopas, ensopados e cozidos.

O aparecimento da couves de bruxelas segundo os especialistas, teve a sua origem em Itália durante a época dos romanos, sendo elas produzidas próximo de 1200 em grande escala na zona da Bélgica, segundo os registos é daí que vem o nome da planta. Trata-se de uma variedade de couve, que passou a ser muito usada e conhecida no resto da Europa.

A couve de bruxelas é rica em sais minerais, principalmente fósforo e ferro. Contém vitaminas A e C, ambas importantes para a vista e para a pele. Como tem poucas calorias, pode fazer parte das dietas de emagrecimento. Além disso, é rica em celulose, sendo recomendada para as pessoas que têm problemas intestinais.

Os Glucosinolatos presentes na Couve de Bruxelas  e seus isotiocianatos de ativação de desintoxicação são um forte aliado para combater e até mesmo prevenir diversos tipos de cancro (câncer), tais como o da bexiga, da mama, do cólon, do pulmão, da próstata e também de ovário.

A Couve de Bruxelas é uma variedade de couve muito resistente e adaptável, sendo muito produtiva, já que cada planta pode produzir entre 50 a 100 repolhos.

A couve de bruxelas é uma variedade de couve muito fácil de plantar e cultivar. Esta espécie não requer cuidados especiais.  As primeiras couves de bruxelas tiveram origem em Itália durante os tempos romanos, sendo por volta de 1200 produzidas em grande escala na zona da Bélgica, daí vem o seu nome.

Como semear Couve de Bruxelas:

A melhor época para semear couve de bruxelas é entre Março a Junho. Sendo posteriormente transplantada para o local definitivo. A terra da sementeira deve ser elevada e bem fertilizada. A couve de bruxelas leva cerca de 5 a 7 dias a despontar.

As sementes podem ser plantadas diretamente em sementeiras, ou em vasos pequenos (ou também copinhos de plástico), e transplantadas quando as mudas tiverem entre 4 a 6 folhas. A transplantação deve ser feita de preferência no fim da tarde, com o solo bem húmido, ou em dias nublados e chuvosos. Por outro lado as sementes também podem ser plantadas diretamente no local definitivo, embora esta prática seja menos comum e menos efetiva.

Ao plantar as couves de bruxelas deve-se espaçar cerca de 30 cm entre cada planta. Logo que a planta comece a formar os primeiros repolhinhos, corte todas as folhas que se encontrem abaixo do primeiro repolho (a contar de baixo).

cultivar couve de bruxelas

Clima ideal para semear ou plantar couve de bruxelas:

A couve-de-bruxelas é uma hortaliça que gosta de clima frio ou ameno, que dificilmente cresce bem em locais onde a temperatura média seja superior a 24°C. Deverá considerar que a faixa de temperatura considerada ideal para o cultivo desta variedade é de 15°C a 18°C. Esta planta suporta bem geadas e algumas cultivares chegam a conseguir sobreviver durante curtos períodos a temperaturas até -10°C.

Recomendamos que leia também:
Como plantar e cultivar gengibre
Como plantar brócolos.
Doenças e pragas que afectam o pepino

Luminosidade no cultivo de couve de bruxelas:

A couve-de-bruxelas necessita de alta luminosidade, com luz solar direta pelo menos algumas horas por dia. Porém em zonas muito quentes é preferível colocar em locais onde haja sombra sobre a planta nas horas mais quentes do dia.

Solo para cultivo de couve de bruxelas:

Procure semear ou plantar em solo bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica e rico em nitrogénio. O pH ideal do solo para esta espécie deverá estar entre 6,0 e 6,8.

Tenha em consideração que a couve-de-bruxelas é uma planta bastante sensível à falta de boro no solo. Se perceber que as plantas estão a apresentar caules ocos e não se estão se desenvolver bem, estes podem ser sintomas de carência de boro, sendo esse problema corrigido através da adubação com adubo que contém boro.

Irrigação da plantação de couve de bruxelas:

O solo da plantação de couve de bruxelas deverá ser irrigada de forma a manter o solo sempre húmido, sem que fique encharcado. É uma planta bastante sensível ao excesso de irrigação.

Tratos e cuidados a ter com a plantação:

Procure manter a zona de plantação livre de plantas invasoras que estejam a concorrer pelos nutrientes e recursos das couves. Além desse cuidado e da rega frequente este tipo de hortaliça não requer outros cuidados.

plantar couve de bruxelas

Colheita das couves de bruxelas:

A época de colher a couve-de-bruxelas geralmente decorre entre 90 a 140 dias após serem semeadas, variando conforme a cultivar plantada e logicamente também com as condições de cultivo. A colheita prolonga-se por alguns meses caso a planta não seja cortada inteira na colheita inicial, ou seja, se os brotos forem colhidos um a um.

Neste caso os brotos da couve vão sendo colhidos preferencialmente da base da planta para cima, conforme vão atingindo entre 2,5 e 5 cm de diâmetro, caso não estejam já abertos ou amarelados. O ideal é cortar os brotos com uma faca rente ao caule ou em último caso, torcer cada broto até que este se desprenda da planta.

Alguns especialistas aconselham a que 30 dias antes de iniciar o ciclo de colheita se corte o talo superior (olho da couve) para permitir que a planta gaste a toda a energia apenas nos repolhos.
Cada planta gera uma média de 80 a 100 repolhos que equivalem a cerca de 900g a 1kg.

Agora já sabe como plantar e cultivar couve de bruxelas em casa, já pode ter sempre frescas para consumo.

você pode gostar também