Como plantar brócolos.

Tudo o que precisa saber para cultivar brócolos em casa.

394

Muitas pessoas nos perguntam como plantar brócolos e cultivar em casa.

A verdade é que se trata de uma hortaliça bastante simples de cultivar, que não possui as sensibilidades que outras plantas costumam  ter, por exemplo a couve-flor é mais difícil de cultivar do que estes.

Os brócolos são plantas da mesma categoria da couve, contudo é uma espécie selecionada para ser consumidos o seus botões florais. São colhidos com as flores ainda fechadas, consumidos principalmente cozidos, mas também pode ser crus.

Existem para cultivo dois tipos de brócolis ou brócolos mais usados, são eles os brócolis-de-cabeça e os brócolis-de-ramas. No caso dos brócolis ramosos, estes produzem várias inflorescências, por sua vez os brócolis-de-cabeça, produzem uma grande cabeça no centro da planta e são comercializados em algumas regiões com os nomes de brócolis-ninja, brócolis-japonês ou brócolis-americano.

É uma realidade que os brócolos aportam inúmeros benefícios para a nossa saúde e as suas qualidades nutricionais incluem fito nutrientes que ajudam a combater problemas de saúde diversos e inclusive o cancro.

Os brócolos são ricos em vitamina A, vitamina C, cálcio, luteína, zeaxantia e outros minerais como o ferro e o potássio, o que faz com que a plantação deste vegetal em nossas casas seja quase obrigatória.

Qual o clima ideal para cultivo de brócolos ou brócolis.

Os brócolis-de-cabeça são bastante difíceis de cultivar em locais onde a temperatura média ultrapassa os 23°C. Apesar de suportarem temperaturas mais baixas em períodos curtos, elas crescem melhor numa faixa de temperatura entre 6°C e 23°C. Por sua vez a espécie de brócolis-ramosos toleram melhor o calor e conseguem crescer bem em temperaturas médias mais altas, de até 28°C.

Esta planta precisa de pelo menos algumas horas de sol por dia, mas não gostam de demasiado calor, pelo que é preferível plantar em meses menos quentes como a Primavera e Outono.

Esta planta suporta o inverno se for colocada palhoça ou um plástico a proteger a planta das geadas diretas.

Convém referir que o amadurecimento dos brócolos durante os meses mais frios fará com que o seu sabor seja mais doce e agradável.

como plantar brocolos

Qual o solo ideal para plantar brócolos.

O solo para plantar brócolos tem que ser bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, pesado, firme e de preferência com pH que esteja entre 6 e 7. Pode ser cultivado noutros tipo de solo mas estas são as características ideias para obter uma boa produção.

Em caso de necessidade poderá misturar um pouco de cal na terra antes de semear para suavizar a acidez do solo e melhorar assim as condições de cultivo.

O as plantas de brócolos para se desenvolver na sua plenitude, carecem de um micronutriente chamado boro, sendo que sua deficiência acaba por provocar que a planta cresça com caules ocos e inflorescências pequenas e com malformação.

Caso o solo da plantação for deficiente em boro, convém que utilize adubo que contenha este micronutriente ou em alternativa poderá aplicar no solo bórax ou ácido bórico. Mas deve ter atenção que estes procedimentos só devem aplicados quando forem realmente necessários, visto que o excesso de boro também é prejudicial para as plantas.

Esta planta não gosta de solos encharcados, por isso deve ser regada com frequência mas evitando sempre encharcar demasiado o solo.

Como plantar brócolos.

Para semear brócolos poderá fazê-lo diretamente no local definitivo, a uma profundidade de aproximadamente 1 cm da superfície no solo ou em sementeiras, vasos pequenos, ou outro recipiente sendo as mudas posteriormente transplantadas, essa mudança deve ser feita quando estas possuam entre 4 a 6 folhas.

A germinação das sementes de brócolos demora geralmente entre 10 e 15 dias a ocorrer, varia um pouco em função das condições e com o cultivar utilizado.

Deve ter atenção que as mudas de brócolis ou brócolos são um pouco sensíveis ao transplante, por isso deve ter muito cuidado para não acabar por as danificar. Procure fazer a transplantação no período final da tarde e com o solo bem húmido, ou em então em dias nublados.

O espaço entre plantas na linha de plantio deve ser de cerca de 80cm a 1 metro e de cerca de 50cm entre cada pé de planta.

No Verão em regiões com muito sol é recomendado que se coloque palhoça a cobrir a terra para preservar melhor a humidade e temperatura do solo.

Deverá regularmente remover as ervas que se encontram junto das plantas a competir por recursos e a prejudicar a correta evolução da planta.

cultivar brócolos

Como fazer a colheita de brócolos.

A colheita é feita normalmente entre os 75 a os 100 dias após a planta ser semeada, variando conforme a cultivar plantada e das condições de clima e solo. Depois da primeira colheita, podem começar a aparecer brotos laterais que permitem fazer outra colheita, ainda que com dimensões bastante menores.

A altura certa para colher brócolos ocorre quando as inflorescências se encontram bem desenvolvidas e com uma cor intensa, todavia sempre antes que as flores comecem a abrir.

Devemos procurar cortar sempre as cabeças e as flores do brócolo utilizando uma faca bem afiada. Os cortes devem ser feitos no tronco dos brócolos, devem ser precisos e na diagonal para que a planta não acumule água da chuva, porque isso fará com que o caule apodreça.

Os brócolos cultivados em nossas casas ou hortas são frescos, bem tenros e doces, sendo por isso excelentes para serem consumidos mesmo em crus. É uma leguminosa ótima para uma salada, principalmente na época de  Verão, e que combina bem com outros produtos da horta como o pepino e a alface.

Recomendamos que leia também:
Como plantar e cultivar gengibre
Como plantar e cultivar estragão em casa
Como plantar morangueiros – cultivar morangos em casa

você pode gostar também