Como plantar e cultivar estragão em casa

498

Já pensou em semear ou plantar e cultivar estragão ou (também conhecido como erva-dragão) em sua casa?

O estragão (artemisia dracunculus) está cada dia mais presente nos temperos dos pratos mais elaborados, principalmente na culinária francesa ou derivados desta. É ingrediente essencial em molho Béarnaise. Por esse motivo, com a finalidade de ter esta erva aromática sempre pronta e fresca na sua horta, jardim ou varanda, porque não cultivar esta planta em casa?

estragão é uma planta perene que normalmente atinge entre 40 e 120 cm de altura, que pode ser encontrada a crescer espontaneamente em algumas zonas do país. A variedade de Estragão cultivado é denominado de estragão-francês ou também pode ser estragão-alemão, outra variedade comum é o estragão-russo. O estragão-francês é considerada a melhor variedade para utilização em culinária, por ser o mais aromático e o que tem melhor sabor. O estragão-russo por sua vez possui pouco aroma e sabor, mas é considerado mais fácil de cultivar, por ser mais resistente e cresce mais rápido e mais extenso.

O Estragão é uma planta aromática vivaz que possui também propriedades medicinais. De entre as suas propriedades medicinais podemos destacar que estimula o apetite e promove importantes funções digestivas. Outras propriedades a destacar do Estragão são a sua riqueza em vitamina C e o seu poder anti-séptico, analgésico e anti-inflamatório.

Uma curiosidade interessante sobre o estragão é o fato deste ser considerado uma boa planta companheira, visto que o seu aroma mantém afastadas muitas pragas de jardim e de outras plantas da horta.

Solo ideal para plantar estragão

Deve ser cultivado em solo leve, moderadamente fértil, que seja bem drenado para não reter demasiada humidade porque a planta não gosta de solos muito húmidos. Contudo poderá ser cultivado mesmo em solos pobres ou pedregosos, embora não se obtenha os mesmos resultados. Apesar de ser uma planta tolerante quanto ao pH do solo, o ideal é que o solo tenha entre 6 e 7,5 de pH.

Clima ideal para cultivo de Estragão

O estragão é uma planta que gosta de temperaturas entre 4°C e 20°C, sendo indicado para ser cultivado em regiões de clima temperado ou subtropical. O estragão-russo por sua vez consegue suportar melhor temperaturas mais baixas do que o estragão-francês. Convém salientar que nas regiões com clima quente, o estragão tende a ser quase insípido.

Luminosidade ideal para o Estragão

O estragão é uma planta que não é muito rigorosa no que respeita a luminosidade, contudo ela precisa de pelo algumas horas de luz solar directa por dia, o ideal é que sejam pelo menos 4 horas de sol por dia.

Rega do estragão

Quando regar o estragão procure fazê-lo de forma a manter o solo levemente húmido, esta planta não gosta de excesso de água, devendo ter cuidado com esse factor. A frequência de rega é bastante tolerante, pode permitir que o solo seque superficialmente antes de fazer a seguinte rega.

como plantar estragão

Como plantar Estragão

A altura mais adequada para plantar no nosso país é entre Março a Junho, mas é possível plantar o Estragão durante todo o ano, excepto na épocas de geadas. Regra geral apenas ter uma ou duas plantas é quantidade suficiente para o uso doméstico visto ser uma planta que cresce bastante rápido e se expande bem.

No que respeita ao estragão-russo as suas sementes podem ser colocadas directamente no local definitivo ou também pode semear em pequenos vasos e fazer a transplantação das mudas quando estas estiverem suficientemente grandes para serem manuseadas. Coloque as sementes no solo a menos de 1 cm de profundidade. As sementes de estragão por norma costumam demorar entre 2 e 3 semanas para germinar.

No caso do estragão-francês, a forma mais comum é a divisão de plantas bem desenvolvidas e saudáveis. Poderá dividir uma planta de forma a obter entre 3 a 5 mudas. Os ramos da planta também podem ser cortados e plantados em terra, que deverá ser mantida sempre húmida até que ganhem raízes.

Se fizer a plantação de mais que uma planta, deverá deixar um espaçamento entre 30 a 60 cm entre as linhas de plantio e entre 30 a 50 cm entre cada pé de planta, isso também dependendo do tamanho da cultivar porque o estragão-francês tem por norma um tamanho menor que o estragão-russo.

Em alternativa o estragão também pode ser cultivado em vasos ou jardineiras grandes, mas as plantas terão que ser divididas e replantadas com maior frequência do que se for em canteiros.

Cuidados necessários no cultivo de estragão

Trata-se de uma planta que não exige demasiados cuidados ou trabalhos de cultivo, deve remover as plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos. Também é conveniente renovar a plantação a cada três anos, podendo dividir as plantas para formar novas mudas.

Colheita do estragão

A colheita do estragão normalmente é iniciada ao 60 dias após ser feito o plantio. Poderá colha ramos ou folhas quando precisar, sendo recomendado cortar toda a parte aérea antes do inverno. As folhas de estragão devem ser utilizadas frescas, visto que perdem o sabor e o aroma quando secas.

Recomendamos que leia também:

Normas gerais para a colheita de ervas medicinais

Como cultivar couve de bruxelas na horta

Agora já sabe como plantar e cultivar estragão em casa e poder consumir sempre fresco!

você pode gostar também