Como plantar gengibre
Saiba tudo o que precisa saber sobre plantar gengibre e cultivar em casa ou na horta.
Gostaria de plantar gengibre em casa de forma infinita?
O gengibre é nos dias de hoje muito utilizado em culinária e até mesmo para efeitos medicinais.
Trata-se de uma planta perene que pode chegar a atingir 1,5 m de altura, mas que geralmente nem alcança metade desse tamanho. As suas raízes ou rizomas podem ser utilizados frescos, secos, em pó, cristalizados ou em conserva, em pratos doces e salgados. O chá de gengibre é bastante popular como bebida em países como a China, Coreia, entre outros. Esta planta também é usada em bebidas alcoólicas e no oriente médio é popular como especiaria no leite ou no café. O gengibre chega a ser também cultivado em jardins tropicais como planta ornamental.
Clima ideal e luminosidade para cultivo de gengibre
O gengibre gosta de climas subtropicais e tropicais, adapta-se a outras temperaturas mas para ter mais sucesso e rendimento deve ser cultivado numa faixa de temperatura compreendida entre 17°C a 35°C. A planta gosta de um nível de humidade relativa do ar elevada.
Quando cultivado em climas mais frios, deverá ser feito nos meses mais quentes do ano, precisando obviamente de ser protegido nos meses em que as temperaturas são mais baixas. O gengibre gosta de luz solar direta pelo menos durante 3 horas por dia.
O solo ideal para plantar gengibre
O gengibre adapta-se bem a diversos tipos de solo, contudo para obter os melhores resultados e saúde da planta, deve ser plantado em solo bem drenado, leve, fértil e rico em matéria orgânica. No que respeita à acidez do solo, esta planta gosta de solos com pH entre 5,5 e 7, esse seria o pH ideal, porém a planta tolera facilmente um pH entre 4,3 e 7,5.
Durante a fase em que a planta está em crescimento deve ser regada com frequência para que o solo se mantenha sempre húmido, mas nunca deixe encharcar. Caso as folhas comecem a amarelar trate de reduir a frequência das irrigações. O solo nunca deve ficar seco, então faça sempre o teste do dedo, ele vai te dizer se a terra precisa de água.
Como plantar gengibre
Para plantar ou semear gengibre use pedaços de rizomas (chamados de gomos) de 3 a 5 cm de comprimento. Estes gomos ou pedaços de rizoma, que devem possuir uma ou duas gemas cada pedaço, devem ser plantados no local definitivo a uma profundidade entre 2 e 5 centímetros, ou em canteiros e vasos amplos. Caso queira transplantar as mudas deverá fazer isso só depois de 4 ou 5 semanas, quando as mudas já possuam cerca de 3 cm de altura ou mais.
Quando fizer plantio de vários pés no mesmo local, deverá respeitar um espaçamento entre as plantas, este espaço deverá ser no mínimo de 60cm entre as linhas de plantio e de 25 a 45 cm entre cada pé de planta. Se reduzir o espaçamento entre as plantas poderá aumenta a produção, mas vai dificultar a colheita, que por regra acaba por danificar os rizomas.
O gengibre é uma planta que se adapta bem a vasos, por isso também pode ser cultivado em vasos grandes. Em regiões de inverno frio, o plantio em vasos é a forma ideal de o fazer nos casos de plantações domésticas, tendo o cuidado de deixar o vaso dentro de casa durante os meses mais frios do ano para proteger as plantas.
Tratos necessários para cultivar gengibre
Procure remover cuidadosamente as plantas invasoras que possam ir surgindo a concorrer por nutrientes e recursos, mas deve fazer muito cuidado para não danificar os rizomas do gengibre.
Tenha atenção que os rizomas do gengibre não convém que fiquem expostos, sendo conveniente amontoar um pouco de terra sobre estes se perceber que estão a ficar descobertos. Amontoar um pouco de terra junto da planta de gengibre ajuda também a equilibrar a planta e a manter as hastes das folhas eretas, evitando que tombem.
Deve ter cuidado ao escolher o local de plantio, evite sempre ambientes que tenham tendência para ficar muito encharcados com as chuvas e troque de local a cada temporada.
Como fazer a colheita do gengibre
Geralmente a colheita do gengibre é feita entre os 7 e os 12 meses após se feita a plantação, quando as hastes e folhas ganham um tom amarelado. As plantas podem ser arrancadas da terra cuidadosamente com as mãos ou utilizando uma ferramenta para revir a terra e expor os rizomas, que devem ser de seguida lavados e deixados secar À sombra por um ou dois dias.
Nas plantações de gengibre domésticas ou caseiras, não precisa colher a planta inteira. Pode escavar um pouco no solo junto à planta para expor um pedaço do rizoma e fazer a colheita desse pedaço, deixando o resto da planta intacta para continuar o normal crescimento e produção. Fazendo assim, a planta de gengibre vai viver por vários anos, continuando a produzir sem necessidade de replantar.
Recomendamos que leia também:
Como plantar e cultivar mostarda
Como plantar acelga – cultivo de acelgas
Como plantar abóbora na sua horta.