Como plantar morangueiros – cultivar morangos em casa
Aprenda como plantar morangos em casa e os cuidados a ter
Muitas pessoas tem vontade de saber como plantar morangueiros para ter morangos sempre frescos. A verdade é que é mais fácil do que pode parecer.
O morangueiro é uma planta dita híbrida que surgiu naturalmente em França durante o século XVIII, sendo na realidade o resultado de um cruzamento entre plantas silvestres oriundas da América, uma sendo a espécie Fragaria virginiana e outra a espécie Fragaria chiloensis.
Trata-se de uma planta perene, com uma duração de vida bastante curta cujo tamanho varia entre 10 e 40 cm de altura. As folhas do morangueiro são trifoliadas, ou seja, cada unidade de folha apresenta três folíolos, como um trevo, e apesar de muitas pessoas desconhecerem, as folhas também são comestíveis, especialmente quando são mais jovens. A planta inteira é também usada para fins medicinais.
Clima ideal para cultivar morangueiro.
Existem cultivares bastante variadas e que se dão bem em diversas faixas de temperatura. Algumas cultivares adaptam-se melhor a regiões mais quentes, necessitando porém de um período de baixas temperaturas durante o inverno. A temperatura ideal para a generalidade dos morangueiros deve estar entre os 17 e os 22°C durante a frutificação. Alguns productores experientes afirmam que os dias ensolarados e noites frias levam a produção dos melhores morangos.
Nas zonas de clima subtropical ou tropical, o morangueiro costuma adaptar-se com muita facilidade. Nas regiões em que a temperatura não é baixa no inverno, as mudas de morango podem ser colocadas num ambiente refrigerado a aproximadamente 4°C durante 15 a 20 dias, antes de serem plantadas.
Solo ideal para plantar morangos
A preparação do solo para plantar morangueiro não é muito complexa, mas deve ter em conta que o solo deve ser bem drenado, ser fértil e bastante rico em matéria orgânica. O pH ideal do solo situa-se entre 5,5 e 6,5. A rega deve ser feita com cautela, os morangos gostam de ser bem regados mas sem que fique o solo encharcado. Estes cuidados são fundamentais para uma produção de morangos generosa.
A plantação de morangueiros.
A plantação de morangueiro é geralmente feita no fim do Verão ao fim do Outono, sendo sempre dependente do clima da zona onde é efectuada, ou seja, mais cedo nas regiões mais frias e mais tarde nas regiões mais quentes. As variedades próprias para dias longos, cultivadas em regiões de clima temperado, podem ser também plantadas na primavera.
O morangueiro é plantado através de mudas oriundas dos estolhos. O estolho ou estolão é um caule rastejante que cresce eventualmente lançando raízes e brotos, dando origem assim a novas plantas. Recomenda-se comprar mudas no início da plantação e nos anos seguintes poderá obter mudas dos estolhos das plantas que já tem. Corte os estolhos para a retirada das mudas quando estas estão bem desenvolvidas, cortando na metade do comprimento entre os brotos (as mudas) em cada estolho. Alguns horticultores esperam as mudas enraizarem antes de separá-las da “planta-mãe”, outros cortam assim que os brotos nos estolhos têm de 3 a 5 folhas. O espaçamento a deixar entre cada planta deverá ser de 20 a 35 cm.
Quando se faz cultivo de morangos em canteiros é necessário cobrir o solo com cobertura morta ou com um plástico opaco com furos por onde extrair o morangueiro, para ajudar a controlar as plantas invasoras e para impedir que os morangos fiquem em contato direto com o solo. Existem estudos que indicam que morangos cultivados em solo com cobertura morta apresentam uma concentração de açúcar mais elevada, flavonoides e antocianinas, em comparação com os cultivados em solo coberto com plástico preto.
Caso não precise de novas mudas, corte os estolhos assim que eles começarem a surgir para induzir a planta a produzir mais morangos.
A colheita dos morangos deve ser feita quando estiverem maduros, diariamente ou a cada dois dias. Deve colher o morango cortando o talo, sem tocar no morangueiro. Os morangueiros são plantas perenes, mas na realidade produzem bem apenas durante dois ou três anos. Assim, substitua as plantas a cada dois ou três anos, saiba que alguns horticultores substituem as plantas todos os anos.
Após ter escolhido o local de cultivo, deve preparar a terra, com o intuito de verificar que o solo não contenha qualquer tipo de ervas daninhas, larvas ou doenças. Caso pretenda plantar os morangueiros numa área que já foi relvada, a terra deverá ser limpa e cultivada pelo menos um ano antes dessa plantação.
Tenha em atenção que os morangueiros nunca devem ser plantados na mesma terra onde, nos últimos três anos, se cultivaram tomates, pimentos, beringelas ou batatas, porque as doenças nestes vegetais são muito comuns e podem afectar facilmente os morangueiros. Podem ser plantados em cultura extensiva ou em canteiros delimitados, mas também pode cultivar em vasos ou em potes e barris de madeira abertos.
É recomendado que a plantação dos morangueiros seja efetuada num dia fresco e nublado, condições atmosféricas que provocam menos “stress” nas plantas que serão transplantadas e favorece o sucesso da plantação. Além disso, se quer fazer bem a tarefa, retire qualquer raiz danificada e apare as maiores para que não ultrapassem os 10-12cm de comprimento; remova todas as flores, estolhos e folhas velhas, colocando os morangueiros num recipiente com um pouco de água no fundo enquanto aguardam a sua vez de serem plantadas na terra.
Importância da luminosidade na plantação de morangos.
Muitas cultivares de morangueiro são bastante sensíveis ao foto-período, ou seja, ao número de horas de luz que recebem por dia. Entre estas, existem cultivares que são de dias longos e cultivares de dias curtos.
Os morangueiros de dias longos são mais adequados para as regiões localizadas a altas latitudes, locais onde a duração da luz do dia varia consideravelmente durante o ano. Existem outros cultivares que não são sensíveis ao fotoperíodo. Assim sendo, deverá ter isso em conta ao escolher as cultivares adequadas para a sua plantação de morangueiro.
Para crescer saudável e dar boa produção de morangos, o morangueiro precisa de boa luminosidade, sendo essencial que tenham pelo menos algumas horas de luz solar direta todos os dias. Nas zonas mais quentes, o morangueiro poderá ser colocado à sombra durante as horas mais quentes do dia. Contudo, convém salientar que se for cultivado sem luz solar directa pelo menos por algumas horas por dia, o morangueiro tende a produzir menos morangos, mais pequenos e menos doces.
Quando devo semear ou plantar morangos?
Deve semear em Janeiro ou Fevereiro, a plantar deve ser a partir de Março. Para ter morangos todo o ano, deve escolher uma cultivar que dê fruto ao longo de todo o verão e não apenas 15 dias na primavera como é o caso de algumas variedades.
Que substrato devo usar para plantar morangueiros?
Convém utilizar um substrato que seja próprio para hortícolas ou pequenos frutos. Na primavera, pode adicionar também uma dose de húmus de minhoca para ajudar na frutificação.
Dicas para obter produção de morangos magníficos:
A produção ideal dos morangueiros ocorre quando a temperatura do solo se mantém mais fresca. Para conseguir isto, utiliza-se o sistema do “mulch” que não é mais do que implementar uma camada protetora do solo para preservar a humidade da terra, controlar ervas daninhas e manter a fruta limpa.
Mantenha sempre o solo livre de ervas daninhas para assegurar excelentes morangos, de preferência deve ser à mão, devido à fragilidade desta fruta.
Uma fertilização equilibrada pode contribuir para melhores cultivações, por isso, faça a primeira aplicação aquando da plantação e a segunda pouco depois de apanhados todos os morangos nesse ano. Nas épocas seguintes, a primeira fertilização deve ocorrer no início de cada Primavera.
Agora já sabe como plantar morangueiros e obter morangos excelentes em casa.
Recomendamos que leia também:
Como plantar acelga – cultivo de acelgas
Como plantar abóbora na sua horta.