Como plantar pimentão, dicas e segredos.

120

Aprenda como plantar pimentão e falar das dicas e segredos para ter pimentões perfeitos em casa de forma simples, prática e económica.

Quando mencionamos os pimentões ou também chamados de pimentos, trata-se de um grupo de cultivares de pimenta da espécie Capsicum annuum, sendo um tipo de pimenta doce. O que significa que são pimentas que não possuem capsaicina, assim como outros capsaicinoides nos frutos. Estas substâncias são as que produzem a sensação de ardência, por isso não são picantes (devemos salvaguardar escessões como a cultivar híbrida ‘Mexibelle’, cujos frutos contém capsaicina e por esse motivo são picantes).

Cultivar pimentão no jardim, horta ou varanda é uma das alegrias de quem gosta de cultivar hortaliças em casa. A folhagem de pimentão é muito bonita, vistosa como se fosse de flor, e o pimentão também cresce bem em vasos, desde que tenha luz, água e nutrientes suficientes para o seu correto desenvolvimento.

Os frutos do pimentão podem ser colhidos de duas formas, pode ser ainda verdes e consumir verdes ou esperar que amadureçam dentro de casa, ou por outro lado podem ser colhidos quando já estão maduros. Na maioria das espécies, os pimentões tem cor verde quando ainda não estão maduros e quando amadurecem ficam vermelhos, contudo existem cultivares com frutos maduros ou imaturos de diversas outras cores, incluindo laranja, amarelo, roxo, branco, etc.

Para dar um exemplo, na cultivar “Purple Beauty”, o fruto do pimentão começa por ser verde, depois passa a ser roxo e então quando amadurece torna-se vermelho. Outro exemplo interessante é o da cultivar ‘Permagreen’ que tem a particularidade de que os seus frutos permanecem verdes mesmo quando maduros.

Os frutos do pimentão também variam no formato e no tamanho, havendo cultivares com frutos menores ou maiores, e frutos mais quadrados, mais retangulares ou mais cônicos. Mas a verdade é que todas as variedades, e cores, de pimentão são muito saborosas, aromáticas, ricas em vitaminas, fibras digestivas e minerais importantes para a nossa saúde.

plantar pimentão

Como plantar pimentão em casa?

Clima ideal para o pimentão.

O ideal para o cultivo de pimentão é um clima quente e húmido, devendo ter temperaturas entre 18°C e 30°C durante o dia e uma temperatura alguns graus mais baixa durante a noite. Ainda que o pimentão seja uma espécie que tende a crescer melhor em clima quente, as temperaturas acima de 30°C podem acabar por reduzir a quantidade e o tamanho dos frutos. Nas zonas de clima mais frio, o pimentão pode ser cultivado nos meses mais quentes do ano e também é muito comum ocorrer o seu cultivo em estufas agrícolas.

Luminosidade ideal para cultivo de pimentão

O pimentão tem tendência a crescer melhor quando a sua plantação é feita em zonas com alta luminosidade, de preferência recebendo sol direto. Nas zonas de clima muito quente, o ideal é ter sombra parcial nas horas mais quentes do dia.

Solo ideal para plantar pimentão

Quando queremos ter uma boa produção de pimentão, devemos ter muito esmero com o solo que irá providenciar alimento à planta. Por norma o ideal é que o solo seja leve, profundo, bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Quanto ao pH do solo para a plantação, o ideal é que esteja o pH entre os valores 5,5 e 7,5.

Irrigação da plantação de pimentão

Irrigue quando seja necessário para manter o solo sempre húmido, porém o solo não deve permanecer encharcado.

como plantar pimentão

Fazer o Plantio

Para semear pimentão pode colocar as sementes logo no local definitivo, contudo, como as mudas são relativamente frágeis, recomenda-se que se faça em sementeiras, copos, saquinhos de plástico ou papel. As sementes devem ser colocadas a cerca de 0,5 cm de profundidade no solo e a germinação geralmente ocorre após 1 a 3 semanas.

O transplante das mudas para o local definitivo é feito quando as mudas de pimentão atingem aproximadamente 10 cm de altura, essa é a altura ideal.

O espaçamento recomendado entre cada muda no local definitivo é de 60 a 120 cm entre as linhas de plantio e 40 a 60 cm entre as plantas, variando de acordo com a cultivar e as condições de cultivo.

Tenha em atenção que o  pimentão pode ser cultivado em vasos, mas só quando sejam vasos profundos,  devendo ter uma profundidade e um diâmetro de pelo menos 35 cm para que as plantas se desenvolvam bem e sejam produtivas.

Tratos culturais durante a temporada de cultivo

Procure retirar as plantas invasoras que concorram por recursos e nutrientes. Procure também fazer o tutoramento das plantas para evitar que os frutos acabem tocando o solo se as plantas ou seus ramos tombem. Uma boa opção é a utilização de estacas com pelo menos 1 m de altura e amarrar cuidadosamente a planta à estaca, à medida que a planta for crescendo. Outra opção é o uso de cercas de arame ou de poliester (espaldeiras). Caso plante em vasos, coloque um tutor em cada vaso pois, o pimentão precisa ser amarrado, apoiado, para aguentar os frutos.

Colheita do pimentão

Por norma a colheita dos pimentões começa em 12 a 16 semanas após serem plantados, podendo prolongar-se por alguns meses. Como referido anteriormente os pimentões podem ser colhidos quando estão bem desenvolvidos, mas ainda verdes, ou quando estão maduros, dependendo do gosto, da finalidade e da cultivar.

Nas zonas quentes, geralmente os pés de pimentão duram de um ano para outro, nos lugares mais frios isso não ocorre. Quem preferir replantar após o inverno, deve separ, as sementes que quiser reservar para o plantio, da seguinte forma: as sementes devem ser selecionadas, lavadas, secas ao sol, guardadas em saco de pano e pote de plástico, protegidas da luz.

cultivar pimentão

você pode gostar também