Existem diversas espécies de plantas que são denominadas popularmente como mostarda, porque são as plantas que produzem as sementes usadas para fazer o condimento chamado mostarda. Contudo essas mesmas plantas também podem ser ingeridas como verdura, principalmente quando jovens e tenras, contudo a mostarda-oriental é a mais usada, havendo cultivares que podem ser consumidas como verdura. Vamos aqui abordar as 3 espécies mais cultivadas de mostarda, sendo elas a Brassica juncea , Brassica nigra , Sinapis alba.
Sinapis alba
Também chamada de Brassica alba ou Brassica hirta , vulgarmente chamada como mostarda-branca ou mostarda-amarela, é a mostarda cujas sementes são mais usadas no fabrico do condimento mostarda (a mostarda amarela). As sementes tem um tom amarelado, bege ou castanho-claro. As suas folhas podem ser consumidas cozidas se colhidas antes da floração, todavia o uso como verdura não é muito habitual apesar de ser possível. Este tipo de planta pode chegar a atingir 1,6 m de altura.
Brassica nigra
Designada como mostarda-preta, as sementes são bastante apreciadas em diversos pratos da culinária, sendo utilizadas no fabrico do condimento mostarda. As sementes desta variedade são as mais ricas em lipídios e sendo por isso também usadas para a produção de óleo de mostarda. As folhas e brotos podem ser consumidos cozidos, porém a sua ingestão como verdura é pouco comum. Esta variedade pode chegar a ultrapassar os 2 m de altura.
Brassica juncea
Designada de mostarda-oriental, mostarda-marrom, mostarda-castanha, mostarda-da-índia ou mostarda-da-china. Existe um vasto leque de subespécies e cultivares deste tipo de mostarda, além de cultivares de folhas verdes, avermelhadas ou roxas, folhas lisas e crespas, algumas plantas com o caule bastante desenvolvido e também plantas que produzem grandes raízes comestíveis. É a variedade de mostarda mais usada como verdura, podendo ser utilizadas as suas folhas, flores, sementes, caules e raízes, dependendo da subespécie e da fase de maturação. As sementes desta espécie também são usadas para fazer o condimento mostarda, porém são principalmente usadas para a obter óleo de mostarda ou na preparação de pratos culinários.
A mostarda possui também propriedades medicinais, um dos benefícios da mostarda é a aplicação tópica da semente para tratar das micoses e também na redução dos sintomas da psoríase.
Além disso, especialistas afirmam que as folhas da mostarda são ótimas para quem sofre de diabetes e não somente isso: estudos apontam que este vegetal também faz a redução do colesterol através de ligações químicas com os ácidos biliares.
Por ser rica em fibras e ser capaz de auxiliar o fígado na sintetização de gorduras, a mostarda possui um alto poder de desintoxicação, sendo também um auxilio para as mulheres que estão na menopausa, porque reduzem as variações hormonais dessa fase da vida da mulher.
Clima ideal para cultivo de Mostarda
A mostarda é uma planta que se adapta bem e cresce em ambientes diversos visto que suporta uma ampla gama de temperaturas, contudo, o ideal para ela é um clima ameno. As plantas conseguem suportar geadas leves, mas convém procurar evita-las.
A planta tolera climas quente, contudo a produção e a qualidade das sementes pode ver-se afectada se a temperatura ambiente for muito alta durante a fase de floração e o crescimento das vagens. O ideal para esta planta será que que a temperatura não ultrapasse os 27°C. Convém ter em atenção que a mostarda-oriental, cultivada como verdura, não costuma suportar temperaturas altas.
Qual o solo ideal para cultivar mostarda
O cultivo de mostarda com vigor e qualidade deve ser feito em solo bem drenado, que seja fértil e rico em matéria orgânica. As diversas variedades de mostarda são bastante tolerantes no que respeita ao ao pH do solo, todavia elas dão-se melhor com pH acima de 6. A rega devera ser feita de forma a manter o solo sempre húmido, mas evitando que fique encharcado.
Como plantar mostarda
As sementes de mostarda são por norma colocadas directamente no local onde vai ficar definitivamente, seja em sementeiras, em canteiros ou em vasos.
Caso o faça através de sementes, deverá colocar de três em três (para garantir que alguma tem sucesso) com uma distância média de 30 centímetros. A profundidade a que coloca a semente deverá ser no máximo de 1cm de profundidade. Para favorecer o sucesso na sementeira deverá colocar as sementes na terra nas últimas semanas do inverno.
O espaça que deve ser deixado entre cada planta depende da espécie a ser plantada. Para a mostarda-branca e a mostarda-preta, o espaço entre as plantas é negligenciado, geralmente é estabelecida apenas uma distância de 30 a 40 cm entre as linhas de plantio. No caso da mostarda-oriental, o espaçamento entre plantas mais comum é de 15 a 35 cm, mas também depende da subespécie e da cultivar.
A mostarda-oriental é a que melhor se adapta a ser cultivada em jardineiras e vasos de tamanho grande.
No cultivo da mostarda deve ter o cuidado de retirar as plantas invasoras que concorram por nutrientes e recursos. Covém lembrar que a presença de abelhas é muito importante para a polinização das flores e a produção de sementes.
Luminosidade ideal para a mostarda
A mostarda é uma planta habituada a muita luz, ela cresce muito melhor quando recebe luz solar directa, contudo ela também pode ser cultivada em zonas com sombra parcial, principalmente se for cultivada durante o verão ou em regiões muito quentes, até se torna conveniente.
Colheita da mostarda
A recolha das folhas de mostarda-oriental costuma ser feita a partir de 40 a 70 dias após o plantio, porém depende da cultivar e das condições de cultivo/clima.
A floração e a produção de sementes ocorre entre os 2 e os 5 meses depois de serem plantadas. As vagens da mostarda-oriental devem ser colhidas quando estiverem completamente secas. Por sua vez, as vagens da mostarda-preta e da mostarda-branca devem ser colhidas antes de ficarem secas, pois são deiscentes, ou seja, as vagens da planta ao amadurar abrem-se e libertam as sementes para o solo.
Ao fazer a colheita das folhas da mostarda, é importante que procure manter aquelas que estão mais próximas do centro da planta inteiras. Porque dessa forma vai garantir o crescimento contínuo da planta. Além disso, deve ter em conta que as folhas maiores da mostarda tem um sabor muito mais amargo, por isso convém que tenha cuidado com elas e preferir as folhas mais pequenas. Estas geralmente tem um gosto bastante parecido com o do espinafre.
Recomendamos que leia também:
Como plantar e cultivar abacate
Como plantar morangueiros – cultivar morangos em casa
Como plantar e cultivar estragão em casa