Como plantar salsa ou salsinha
A salsa ou salsinha é uma das ervas aromáticas mais usadas no ocidente para temperos na gastronomia. Também no nosso país se tornou muito popular e é muito utilizada.
As folhas desta planta possuem um elevado teor de ácido oxálico, por esse motivo deve ser acautelado o excesso de consumo porque pode ser muito prejudicial à saúde. Mulheres gestantes também devem evitar o consumo elevado de salsa.
A salsa possui propriedades medicinais, como antioxidante e expectorante. As folhas são ricas em vitaminas A, B1, B2, C e D, isto se forem consumidas cruas, já que ao ser cozinhada perde parte dos seus componentes vitamínicos.
A salsa também possui muito ferro em sua composição e reza a lenda de que ela ajudava a secar o leite das mulheres que ainda estavam amamentando, além de poder ser usada para provocar abortos em tempos antigos.
A salsa é antidiurética, antiespasmódica e anti-inflamatória, além de anti-sépticas e expectorante. Para inflamações na boca, a salsa é indicada para fazer bochecho com uma certa infusão e utilização quase que diária.
Como plantar e cultivar salsa na sua casa, horta ou jardim!
Clima e luminosidade ideal:
A salsa não é uma planta muito rigorosa no que respeita ao clima, ela ou pode ser cultivada em diversos tipos de clima, contudo ela cresce melhor se for plantada em regiões de clima ameno, com temperaturas entre 10ºC e 22°C. A salsa pode ser plantada em lugares ensolarados ou que tenham sombra parcial com alta luminosidade. Nas regiões com clima quente, procure cultivar em locais frescos e bem iluminados, mas sempre que possível evite que a planta fique exposta a luz do sol direta nas horas mais quentes do dia.
Solo e rega
De preferência plante a salsa em solo bem drenado, rico em matéria orgânica e que possua um pH entre 5,8 e 7,2. É neste tipo de solos que a salsa cresce melhor, no entanto, a salsa é uma planta rústica, o que quer dizes que é uma planta que tolera bem diversos tipos de solo, cresce também em solos pouco férteis, apesar de ser com menor vigor. Regue a Salsa de forma a manter o solo sempre húmido, mas evitando que fique encharcado.
Como plantar a salsa:
Normalmente as sementes de salsa demoram bastante tempo a germinar, principalmente se as sementes estiverem muito desidratadas, variando entre duas a cinco semanas. Para hidratar as sementes coloque-as em água morna por cerca de 24 horas, isso vai ajudar a acelerar a germinação e reduz o tempo de espera. Após estarem hidratadas coloque as sementes no local definitivo em vaso ou na horta.
A salsa pode ser semeada em vasos e jardineiras, mas deve ter em atenção que se utiliar vasos muito pequenos eles vão limitar o crescimento da planta e também a sua vida útil, que pode atingir até 80 cm de altura na floração e cuja raiz pode ultrapassar a 50 cm de profundidade. Assim sendo, para conseguir um bom rendimento e desenvolvimento da planta da salsa, os vasos usados devem possuir pelo menos 30 cm de profundidade e de diâmetro.
Procure manter o entorno da planta da salsa livre de plantas invasoras que possam roubar nutrientes e água.
Como fazer colheita da salsa.
As folhas da salsa podem começar a ser colhidas entre os 60 os 90 dias após ser feita a plantação, quando a planta já possuir cerca de 15 cm de altura. Para que a planta continue a desenvolver e poder fazer várias colheitas sem danificar a planta, opte por colher as folhas mais externas inteiras, ou seja, com o pecíolo (o talo da folha), e procure não retirar mais do que um terço das folhas. As podas também são muito importantes para que as folhas secas comecem a ser eliminadas. Sem a retirada destas folhas mais secas, corre um grande risco da sua planta morrer. A salsa é uma planta bienal.